A Vista Alegre associou-se à brasileira Academia da Cachaça no desenvolvimento de um copo com as características perfeitas para a degustação da cachaça.

Esta parceria permitiu concretizar um desejo antigo: o de dar à bebida nacional brasileira o copo ideal, a exemplo do que ocorre com outras bebidas como o gin, o whisky, vinho do Porto, o champanhe, ou até mesmo cocktails famosos, como o Dry Martini.

Para o desenvolvimento desta peça, esteticamente apelativa e capaz de maximizar os sabores, a Vista Alegre, a Academia da Cachaça e a respeitada jornalista de gastronomia Luciana Fróes trabalharam com um grupo de especialistas, incluindo produtores, distribuidores e um masterblender. Após muitos debates e experiências, os designers da Vista Alegre começaram a trabalhar nos protótipos.

Para a criação da versão final foram considerados aspetos como a altura do copo (mais baixa para não dispersar os aromas), o formato arredondado do bojo (potenciando a cor ou transparência e, principalmente, exaltando o bouquet), e o diâmetro estreito da borda (de modo a agir na concentração e na difusão dos aromas). Esta peça premium, produzida manualmente em cristal superior e pintada a pincel com ouro de 20,6 quilates, é seguramente o complemento perfeito para a bebida brasileira mais festejada no mundo.