Fotografia: CMA

Aveiro foi novamente distinguido como o melhor município do país em 2023, num estudo realizado pela Marktest. Esta é a terceira vez que Aveiro é o primeiro classificado nesta lista, depois de já o ter sido em 2019 e 2020.

O dinamismo demográfico, o dinamismo económico e a qualidade de vida foram os critérios analisados pelas Marktest. Aveiro obteve 14.0 valores, numa escala de 1 a 20, subindo duas posições face a 2022.

«Esta é uma distinção que muito nos honra e que espelha o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em parceria com o tecido empresarial, com as entidades públicas e privadas, com as associações e com os Aveirenses. A CMA compromete-se a continuar o seu trabalho e a sua estratégia política para que Aveiro permaneça na sua rota de crescimento e desenvolvimento», afirma José Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro.

Os ‘ratings concelhios’ foram criados pela Marktest em 2014 para dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, permitindo divulgar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho.

«No total, são analisados 39 indicadores agrupados por 3 componentes: dinamismo demográfico, dinamismo económico, qualidade de vida. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país», pode ler-se no site da Marktest.