A Câmara Municipal de Ílhavo vai promover a XXIII edição do Concurso Literário Jovem, no âmbito da Rede de Bibliotecas de Ílhavo. O prazo para entrega de trabalhos decorre entre 22 de novembro próximo e 10 de março de 2024.

Esta iniciativa que visa fomentar hábitos de leitura e escrita nos jovens do Município de Ílhavo, criar e consolidar hábitos de escrita, promovendo a escrita criativa e a valorização da expressão literária.

A cerimónia de entrega de prémios e certificados realiza-se no dia 3 de maio, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Entretanto, de 9 a 12 de janeiro, haverá sessões inspiratórias, nos Agrupamentos de Escolas do Município de Ílhavo, com Raquel Patriarca, autora de contos para a infância, alguns dos quais recomendados no Plano Nacional de Leitura.

O concurso destina-se aos alunos de qualquer estabelecimento de ensino público do Município de Ílhavo do Ensino Básico 1.º, 2.º e 3.º ciclos, e do Ensino Secundário. Os participantes podem concorrer em duas categorias – texto poético e narrativo – com apenas um trabalho em cada uma das categorias. Cada categoria contempla quatro subcategorias – uma por cada ciclo de ensino.

Em cada subcategoria são atribuídos os seguintes prémios: 1.º prémio, 100 euros; 2.º prémio, 75 euros; 3.º prémio, 50 euros; menções honrosas (máximo três), 25 euros. À escola que obtiver maior número de trabalhos premiados ser-lhe-á atribuído o “Prémio Escola”, no valor de 150 euros. Os prémios são atribuídos em vales a serem descontados nas papelarias aderentes.

Os critérios de avaliação incluem originalidade, correção da expressão, organização das ideias e respetiva estruturação, coerência e coesão do texto.

Os trabalhos devem ser enviados para o endereço de e-mail: biblioteca_municipal@cm-ilhavo.pt, com o assunto “Concurso Literário Jovem 2023/2024”. No e-mail deve seguir, também, a ficha de inscrição, disponível no site da Câmara Municipal, na Biblioteca Municipal e nas Bibliotecas Escolares. Os interessados deverão consultar as normas de participação, também disponíveis online, para cumprimento de todos os requisitos.

Para apurar os vencedores serão tidos em conta os critérios de originalidade, correção da expressão, organização de ideias e respetiva estruturação, coerência e coesão do texto.