A Praia da Vagueira está a receber, desde as 10 horas, o Exercício Fénix ‘23, no âmbito de uma operação da responsabilidade do Comando das Forças Terrestres do Exército que acontecerá na Região de Aveiro desde hoje até ao próximo dia 24 de novembro. Este exercício consistirá num simulacro de Tsunami, sendo que as operações terão especial incidência na ponte da Vagueira.

Este é um exercício nacional, que contará, através da disponibilização dos seus meios, com a colaboração do Município de Vagos, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários de Vagos, da Guarda Nacional Republicana, do Agrupamento de Escolas de Vagos, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos e do Colégio de Calvão.

Marcam, igualmente, presença, neste exercício, observadores do Comando Conjunto para as Operações Militares, da Força Aérea Portuguesa, da Cruz Vermelha Portuguesa e da ‘Unidad Militar de Emergencias’ espanhola.

Esta operação tem como objetivo treinar as diversas capacidades de resposta das diferentes valências no sistema integrado de Apoio Militar de Emergência, onde visa sustentar a padronização de procedimentos e validação de critérios de interoperabilidade.

Dada a realização do Exercício Fénix ’23 na zona da ponte da Vagueira, poderão acontecer, pontualmente, alguns constrangimentos à circulação, no horário do decurso do simulacro.