Foto: CMI

A Câmara Municipal assinou, no passado dia 12 de dezembro, dois protocolos de cooperação e colaboração, que têm em vista o apoio à Associação Aquém Renasce na construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e o apoio à Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, na obra de ampliação da sua ERPI.

O Município vai apoiar a Associação Aquém Renasce em 150 mil euros, para apoio à construção de infraestruturas para uma ERPI com 40 lugares, centro de dia para 20 utentes e apoio domiciliário a 25 pessoas. A obra terá um custo total de 3 milhões de euros, com um prazo de execução previsto para 30 de setembro de 2025. Este projeto contribuirá também para o aumento da empregabilidade, com a criação de 30 novos postos de trabalho.

A Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo beneficiará de uma comparticipação de 150 mil euros na obra de ampliação da sua ERPI, que permitirá o aumento da capacidade de resposta em mais 21 camas. A obra, que deverá ficar concluída em janeiro de 2025, tem um valor total previsto de 800 mil euros.

«É com satisfação que assinamos estes protocolos e, assim, damos um passo muito significativo no trabalho desenvolvido com a Associação Aquém Renasce e com a Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, para que num futuro próximo continuem a realizar a sua atividade com mais capacidade, condições de instalação e recursos humanos necessários, requisitos essenciais para a promoção da qualidade de vida dos seus utentes», afirmou o presidente da Câmara, João Campolargo.

«Em dezembro de 2022, o Município de Ílhavo contava com 215 vagas em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, num total de cinco infraestruturas geridas por quatro IPSS, totalmente preenchidas e contando com 188 candidatos em lista de espera. Estima-se que os dados relativos ao ano de 2023 ultrapassem este registo, pelo que apoiar estas duas obras é muito importante para o Município, contribuindo para uma resposta destinada a idosos, essencialmente aos que perderam autonomia, que beneficiam da intervenção de equipas técnicas multidisciplinares, profissionais capacitados e experientes, que proporcionam um acompanhamento diferenciado e cuidados de saúde. Trabalhamos, diariamente, para ser uma comunidade que cuida dos seus», acrescentou a vereadora do pelouro da Ação Social, Mariana Ramos.