A Câmara Municipal de Ílhavo convidou 38 associações do município para uma formação no âmbito do associativismo cultural, tendo acedido a este desafio 18 associações e 45 participantes, no último sábado, dia 27, no Laboratório das Artes – Teatro Vista Alegre.

Esta sessão contou com a partilha da experiência associativa e cultural pela d’Orfeu AC, reconhecida pela constante atividade artística e pela vasta rede de parcerias, e três oficinas dinamizadas por especialistas da área cultural e associativa: ‘Do projeto à prática’, ‘Comunicação’ e ‘Financiamento cultural’.

João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, marcou presença, falando com as associações presentes, transmitindo a vontade de manter a proximidade e de «continuar a trabalhar para que o nosso município seja reconhecido também fora de portas». João Campolargo garantiu a continuidade deste seminário dirigido às associações e apelou, ainda: «Sintam que isto é um trabalho que, sem vocês e sem os munícipes, torna-se inglório. Vamos fazer deste município aquilo que ele quer ser: uma referência na região de Aveiro».

Entre as oficinas, Mariana Ramos, vereadora da cultura da Câmara de Ílhavo, teve a oportunidade de se dirigir às associações representadas, realçando a importância de «vivermos num território com dinâmica associativa e com dinâmica do ponto de vista da produção cultural». Mariana Ramos afirmou, ainda, que «esta envolvência com as associações é um dos pilares da política cultural do município na prossecução da cultura cada vez mais nossa, em que as associações são parte integrante daquilo que é a nossa dinâmica – daí este encontro ser tão importante».