O Município de Ílhavo formalizou a adesão de Vale de Ílhavo à rede ‘Aldeias de Portugal’ com a assinatura de protocolo com a Associação de Turismo de Aldeia (ATA), ontem, na sede Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, em Vale de Ílhavo.

No âmbito da candidatura, aprovada, à Rede Nacional de Aldeias Turísticas Situadas em Espaço Rural – Aldeias de Portugal, o Município de Ílhavo assume, conjuntamente com a comunidade, o compromisso de promover a preservação do património material e imaterial, as boas práticas ambientais e a inclusão social de Vale de Ílhavo.

O Município de Ílhavo vê, assim, reconhecido, com grande orgulho, o património histórico e cultural de Vale de Ílhavo, destacando-se o Carnaval de Vale de Ílhavo e seus emblemáticos Cardadores, o Pão de Vale de Ílhavo, com as suas padas e folares, os ofícios e os recursos naturais e agrícolas, características distintivas da sua ruralidade e beleza paisagística.

O processo de candidatura iniciou-se em 2022, contando com o envolvimento da comunidade de Vale de Ílhavo, através de um trabalho de pesquisa, que incidiu sobre a realização de entrevistas individuais e recolha de testemunhos, a criação de uma base de dados de pontos de interesse, contatos e potencialidades da aldeia. Foram ainda promovidos encontros com a comunidade para recolha de contributos para o desenvolvimento do plano de valorização da aldeia e atividades âncora.