O Partido Socialista aproveitou a sessão de Assembleia Municipal de Ílhavo para expressar o seu lamento pela opção da Câmara Municipal de cancelamento do desfile de Carnaval Infantil, devido às condições climatéricas adversas, ao invés de procurar uma solução alternativa que viabilizasse a realização da iniciativa que envolve milhares de pessoas, entre crianças, famílias e restante comunidade educativa.

Pela voz da deputada municipal Mariana Alvelos, os socialistas vincaram que «o desfile de Carnaval Infantil foi cancelado, quando poderia ter sido antecipado ou realizado num local fechado». A autarca sublinhou que «o Carnaval é sempre numa altura do ano com elevada probabilidade de condições meteorológicas adversas, portanto, cumpre à Câmara planear este evento, tendo em conta essa possibilidade».

O PS considera que «este episódio demonstra que esta maioria não está devidamente organizada. Muito antes da data do evento, a Câmara poderia ter decidido e colocado em marcha uma solução alternativa: veja-se o exemplo de autarquias vizinhas que anteciparam o desfile de carnaval infantil para que este se pudesse realizar. Não foi o caso de Ílhavo, cujo executivo municipal não demonstrou a agilidade e a vontade de contornar os obstáculos e proporcionar um dia de alegria a crianças, famílias e restante comunidade escolar».

Mariana Alvelos assinalou os graves prejuízos desta opção para escolas e famílias que viram assim desperdiçado o empenho de semanas ou meses de preparação do desfile. «O desânimo na comunidade é geral, como é público e notório. E a responsabilidade não é do São Pedro. É mesmo da maioria Unir para Fazer nesta Câmara e nesta Assembleia que têm votado a energia coletiva das nossas gentes ao desperdício».