A Câmara Municipal de Ílhavo promoveu mais uma Sessão Municipal do Parlamento dos Jovens, na passada sexta-feira, dia 16, no Laboratório das Artes – Teatro da Vista Alegre.

No ano em que o Parlamento dos Jovens desenvolve a sua 29.ª edição a nível nacional e se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a sessão foi dedicada ao tema ‘Viver abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa’, com os testemunhos dos docentes Zita Leal (aposentada), Fátima Melo da EB 1 de Vale de Ílhavo e de Jorge Nicolau da EB.2.3 da Gafanha da Encarnação.

A sessão contou ainda com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, que explicou o funcionamento deste Órgão Executivo, as funções dos deputados e as competências de outros órgãos políticos.

Participaram nesta conversa 22 jovens deputados, eleitos pelos três agrupamentos de escolas do Município de Ílhavo (Ageilhavo – Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré e Agrupamento Escolas Gafanha Encarnação), e cinco professores.

O Programa Parlamento dos Jovens destina-se aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa e tem como objetivos, entre outros, educar para a cidadania, dar a conhecer a Assembleia da República, promover o debate democráticos e os valores da democracia, incentivando a reflexão e debate de temas da atualidade que preocupam os jovens e a sociedade em geral.

A segunda fase deste projeto irá decorrer com as Sessões Distritais, onde estarão os deputados do Ensino Básico, no dia 18 de março, em Águeda, e do Ensino Secundário, no dia 19 de março, em Estarreja.