O município de Ílhavo foi distinguido com o Selo de Mérito pelo seu projeto “Maior Idade – Medidas de Apoio do Município de Ílhavo aos Cuidadores Informais”, na 3ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

A Câmara Municipal mantém-se, pelo segundo ano consecutivo, na Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais por «adotar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais», destacando-se diversos projetos desenvolvidos no Laboratório do Envelhecimento, nomeadamente o Programa de Apoio a Pessoas em Luto, o Programa de Cuidadores Informais (em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Laços Mar e Ria e a Segurança Social), o projeto SINDIA (em parceria com a Universidade de Coimbra) e a plataforma SHAPES (em parceria com a Universidade do Porto).

Também neste âmbito, a autarquia tem um protocolo de parceria firmado com a Associação de Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes (APACID), com a qual desenvolve ações de apoio a grupos de apoio para cuidadores informais e pessoas com demência.

Nos que diz respeito à prevenção ao nível da saúde mental, destaca-se o Gabinete de Apoio à Família e ações de promoção de estimulação cognitiva.

A RACCI é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área através da atribuição de selos de mérito.

Sabe-se que, no total, foram apresentadas 66 propostas a nível nacional e reconhecidas 59 candidaturas, tendo o «projeto Maior Idade obtido uma das melhores avaliações globais com base nos diferentes critérios do regulamento».