No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, instituído em 1975 pelas Nações Unidas como um dia de protesto pela conquista de direitos.

A Ciclaveiro quer voltar a reunir mulheres para um momento de celebração no feminino, mas também de reflexão, da sociedade em geral e dos decisores políticos em particular, para que promovam medidas que favoreçam o uso da bicicleta pelas mulheres, como ferramenta de inclusão e de promoção da sua liberdade.

Através de uma pedalada urbana, pretende-se sensibilizar para a criação de um ambiente urbano mais inclusivo, seguro, confortável e de mobilidade, mais propício ao uso da bicicleta, que pode trazer benefícios no seu dia a dia a nível profissional, pessoal ou familiar.

À semelhança de edições passadas, será uma pedalada de convívio para experimentar utilizar a bicicleta em percursos urbanos, partilhando experiências, sentindo as dificuldades, desmistificando eventuais obstáculos ou, simplesmente, pedalar por percursos mais confortáveis para o uso diário e conhecer outros a evitar.

Uma pedalada também de manifestação/reivindicação, para que cada vez mais mulheres possam utilizar a bicicleta como o seu modo de transporte, promovendo a autonomia e liberdade, de forma cada vez mais confortável, prática, saudável, económica, sustentável e prazerosa.

A partida será às 18:30 horas da Casa da Bicicleta e o percurso terminará na Alma de Alecrim, para um jantar informal e convívio às 20 horas. O jantar está sujeito a inscrição que poderá ser feita até ao dia 7 de março.