‘Podemos acreditar na Estatística?’ é o tema da palestra com José Paulo Viana, professor de Matemática, conhecido do grande público pelos seus Desafios no jornal Público. O evento acontece a 14 de março, Dia Internacional da Matemática e Dia do Pi, às 14:30 horas, no auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro. A entrada é livre.

Muitos resultados estatísticos são inesperados, surpreendentes e até contraintuitivos. José Paulo Viana irá passar em revista algumas investigações feitas por este mundo fora, tentando perceber e lançar um olhar crítico sobre as conclusões que daí se podem tirar. Serão abordadas várias situações em que a Estatística tem um papel importante, quer na compreensão dos fenómenos, quer na partilha dos resultados e conclusões, tentando perceber os cuidados a ter na sua utilização.

José Paulo Viana é Professor de Matemática, autor de manuais escolares e de mais de um milhar de desafios matemáticos publicados, durante mais de vinte anos, na secção semanal ‘Desafios’ do jornal Público. Entusiasta de problemas e de matemáticas recreativas, faz conferências, mostrando os aspetos lúdicos, divertidos e insólitos da matemática.

A palestra ‘Podemos acreditar na Estatística?’ destina-se a alunos e professores do 3.º Ciclo, do Ensino Secundário e do Ensino Superior e ao público em geral. Além de presencial, a palestra será simultaneamente transmitida em Live Streaming.

Esta é uma iniciativa da Associação de Professores de Matemática (APM), em parceria com a Fábrica Centro Ciência Viva e o Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, no âmbito do Dia Internacional da Matemática e do Dia do Pi.