O Município de Ílhavo continua a apostar na divulgação da ciência, levando a astronomia às escolas, em sessões que decorreram entre 19 de fevereiro e 6 de março, dirigidas a alunos dos 3.º e 4.º anos do município de Ílhavo.  

As sessões, dinamizadas por José Matos, membro da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA), contaram com a participação de 755 crianças, dos três Agrupamentos de Escolas do Município – Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Gafanha da Encarnação. 

Esta iniciativa tem como objetivo enriquecer o currículo e as experiências em sala de aula com conteúdos do domínio científico e técnico. Este ano, a ‘Astronomia nas Escolas’ é subordinada ao tema ‘A conquista da Lua’, recordando a madrugada de 21 de julho de 1969, na qual o homem conquistou finalmente a Lua, consumando uma grande aventura e realizando o sonho da humanidade.  

Para José Matos, dinamizar estas ações é muito gratificante, salientando que «um dos maiores momentos da história da humanidade foi o envio dos homens à Lua». Poder transmitir isso aos alunos do 3.º e 4.º anos «é um orgulho e a recetividade tem sido muito boa. É algo que jamais esquecerão», acrescenta.