O Museu Marítimo vai acolher duas iniciativas nos próximos dias.
No dia 21 de março, a partir das 9h30, acontece o encontro anual da Rede Portuguesa de Museus, organizado pela Museus e Monumentos de Portugal, que reunirá cerca de 150 profissionais.
O encontro, subordinado ao tema “Um novo modelo de gestão para a RPM: Estratégias e Perspetivas”, tem como objetivo a apresentação de um novo modelo estratégico de gestão da Rede Portuguesa de Museus, de ferramentas de autoavaliação e de reflexão em torno das boas práticas museológicas.
Depois, no dia 23, entre as 14h00 e as 17h30, realiza-se a primeira de várias sessões de formação para a comunidade docente e outros interessados em torno da importância do Oceano.
Esta sessão tem como temática a Literacia do Oceano para todos e tem como objetivo capacitar os professores e a comunidade com mais ferramentas, pensamento crítico e compreensão acerca da importância que o Oceano tem no dia a dia, e como os nossos comportamentos têm implicação na sua sustentabilidade. Propõem-se que as aprendizagens dos formandos sejam transferidas e adaptadas aos contextos educativos formais, em sala de aula, ou não formais, de modo que as temáticas possam ser trabalhadas nas escolas, contribuindo assim para a missão do Museu para a Educação do Oceano.
A ação é dinamizada por Patrícia Conceição, geóloga marinha na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). Fez parte da Coordenação Nacional do Programa Escola Azul entre 2018 e 2023. Trabalha em literacia do oceano desde maio de 2018 e foi responsável pelas oficinas de formação para professores do programa Escola Azul.
As duas sessões seguintes serão no dia 27 de abril – Alterações Climáticas e 25 de maio – Energias Renováveis.