O festival Ilustração à Vista regressa de 10 a 12 de maio. Com esta quinta edição a decorrer maioritariamente na Vista Alegre, apresenta uma combinação entre ilustração e artes performativas que celebram os 200 anos da Fábrica de Porcelana.

Numa lógica interdisciplinar, inclui estreias e criações exclusivas, como um percurso sonoro, quatro concertos, uma instalação, uma exposição, uma oficina e três espetáculos de teatro, dois deles de rua.

Na música, começa-se no dia 10, na Casa da Cultura, com “A Grande Orquestra das Mãos de Barro”, da d’Orfeu AC, que junta vários músicos e criativos da região num grupo multidisciplinar que criou um concerto tendo como base “o barro como matéria-prima e o som como matéria-mãe”. Também nesse dia, o Grupo de Percussão Simantra apresenta “Reflexus”, em que interpreta “Water Music”, do compositor Tan Dun, num concerto com uma forte componente visual.
No dia 11, no Largo da Vista Alegre, o destaque vai para o inédito concerto ilustrado da Orquestra e Coro da Universidade do Minho, com a designer Francisca Lima, que foi desafiada a criar o videomapping do espetáculo “9ª Sinfonia”, de Beethoven, pois, à semelhança da Fábrica da Vista Alegre, o compositor alemão também completa 200 anos em 2024.
No dia 12, Mariana Miguel apresenta “Piano Oceano”. O concerto num piano preparado, cujo processo criativo de criação contou com uma recolha audiovisual e pesquisa local, integra as diferentes interações da água e da fauna com as pessoas e a envolvente de Ílhavo no próprio espetáculo.

A realizar-se no dias 11 e 12, às 15h00, com ponto de encontro no Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, Bruno Caracol apresenta o percurso sonoro “Criaturas”. Criado para o festival, e a partir da pesquisa feita em torno da observação e da investigação na Ria de Aveiro, esta proposta de passeio encenado desafia os participantes a olharem a ria através de «seres ficcionais, possibilidades narrativas imaginárias e objetos encontrados», lê-se em comunicado de imprensa.

Será ainda apresentado “El Onírico Interior” (11 e 12 maio), da espanhola Cia. Holoqué, em que se manipulam bonecos holográficos; a performance/arruada “Brimborions” (11 maio), da companhia francesa Picto Facto; e o espetáculo “A Tartaruga e o Menino do Mar” (11 maio), de Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho, que também promovem a oficina “Luz Líquida” (12 maio), em que partilham as técnicas plásticas da ilustração ao vivo utilizadas no espetáculo.

Em estreia absoluta estará a instalação multidisciplinar e interativa “Três Luzes acenderam ao mesmo Tempo em Três Janelas Diferentes”, de Noiserv, inspirada no livro “Três-vezes-dez-elevado-a-oito-metros-por-segundos”, que o músico lançou em 2022. É esperada uma instalação que combina música, luz e a narração do livro pela atriz Isabel Abreu. Conta com várias sessões, de 10 minutos cada, nos dias 11 e 12 de maio, no Laboratório das Artes. Na noite do dia 11, Noiserv e o músico Pedro Branco encerram a com um dj-set na área exterior.

Por fim, nota para a inauguração da exposição “Inovação e identidade: 200 anos de marcas no território”. Organizada pelo Museu Marítimo de Ílhavo, reflete sobre a força económica, social e cultural da Fábrica da Vista Alegre na comunidade.