Nuno Cardoso foi eleito o novo Grão Mestre da Confraria Gastronómica do Bacalhau, com um resultado de 28 votos a favor e três abstenções, na Assembleia Geral que elegeu os novos corpos sociais para o biénio 2024/2026 e que aprovou o Relatório e Contas de 2023.
O novo Grão Mestre, Nuno Cardoso, afirmou que irá continuar o trabalho dos três anteriores Grão Mestres, na defesa e divulgação do bacalhau, pedindo o apoio de todos, já que, cada vez mais, a Confraria é solicitada para estar em diversos eventos, não só em Portugal, mas também no estrangeiro.
Com a presença de 31 confrades, a Confraria Gastronómica do Bacalhau aprovou por unanimidade com voto de louvor e aclamação o Relatório e Contas de 2023. Para o Grão Mestre Conselheiro, Ribau Esteves, mais uma vez se cumpriu a tradição de há 25 anos da boa gestão, como indica a existência de cerca de 40% de saldo ao orçamento executado.
Apresentação do relatório e contas foi feita pelo Grão Mestre Hugo Coelho, que historiou o trabalho desenvolvido pela direção ao longo dos últimos dois anos, congratulando-se com os êxitos das diversas iniciativas. O Grão Mestre Ecónomo, António Pinho apresentou o relatório do Conselho Fiscal tendo afirmado: «A ação da direção da nossa confraria foi meritória ao longo de 2023, continuando a trabalhar na defesa e valorização do “fiel amigo” junto da comunidade e mantendo ativa a Confraria no movimento Confraternal Gastronómico a nível nacional e internacional…».
Corpos Sociais para 2024/2026
Grão Mestre Conselheiro – José Agostinho Ribau Esteves
Mestres Conselheiros – Rui Dias e António Pinho
Grão Mestre – Nuno Cardoso
Vice Grão Mestre – Luís Miguel Monteiro
Mestre Capitular – Carlos Vieira
Mestre Cerimonial – Luís Pedro Leitão
Mestre Ecónomo – Agostinho Felizardo
Grão Mestre Ecónomo – Henrique Salvadorinho
Mestres Ecónomos – Sérgio Pericão e Alexandre Pinto