Foto: Diogo Moreira Studio

O Porto de Aveiro recebeu a visita de um grupo de embaixadores residentes e não residentes da União Europeia.

A comitiva, liderada pelo embaixador da Bélgica, Serge Wauthier, e constituída pelas(os) embaixadoras(es) da  Croácia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, República Checa, Eslovénia, Comissão Europeia, Cônsul da Áustria bem como altos funcionários das embaixadas da Alemanha, Bulgária, Espanha, Grécia, Irlanda, Itália, Malta, Roménia e Suécia visitou o Terminal Norte, a ZALI – Zona de Atividade Logísticas e Industriais e o Terminal de Granéis Líquidos.

Durante a visita houve oportunidade de dar a conhecer o Porto de Aveiro e as suas áreas de negócio, com destaque para o segmento dos granéis líquidos.

A importância dos projetos na área da indústria eólica onshore, offshore flutuante, inovação no setor portuário e o seu impacto na transição energética e digital bem como os investimentos previstos ao nível das acessibilidades marítimas e ferroviárias foram outros dos temas abordados.

Esta visita acontece no âmbito da Presidência Belga do Conselho Europeu que organizou, em parceria com a AICEP, presente na comitiva, uma visita à Bondalti, situada no Complexo Químico de Estarreja, e aproveitou a deslocação para ficar a conhecer o Porto de Aveiro onde a Bondalti tem instalações e movimenta grande parte da sua carga.

Na sessão de boas vindas para além dos membros do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio e Andreia Queirós, e do Diretor de Coordenação Portuária, Pedro Lemos, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, e o Capitão do Porto de Aveiro, Conceição Dias.