Esta sexta-feira, dia 5 de abril, às 18:30 horas, a Biblioteca Municipal de Ílhavo, promove a conversa ‘A Censura no Estado Novo vs. Livros Infantis’ com Sara Reis da Silva, docente na Universidade do Minho e autora.

Integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril do Município de Ílhavo, a tertúlia será dedicada ao tempo da ditadura em que o Estado Novo usou a censura para limitar a liberdade dos cidadãos, adultos e crianças, através do Manual de Instruções sobre Literatura Infantil, publicado em 1950, pela Direção dos Serviços de Censura, e como alguns autores infantojuvenis contornaram astuciosamente as imposições do referido manual.

Esta será uma conversa feita em torno da liberdade (ou da falta dela) de escrita para os livros para a infância e como o 25 de Abril veio abrir o leque dos temas abordados e a própria forma como se passaram a expressar.

Meio século de liberdade: cartazes do Pós 25 de Abril

Em simultâneo, estão patentes uma mostra bibliográfica dos livros censurados durante o Estado Novo e a exposição ‘Meio século de liberdade: cartazes do Pós 25 de Abril’, com uma seleção de cartazes originais da coleção de Luís Gouveia, que dá conta da explosão de organizações políticas, sindicais, culturais, populares e outras que saíram da clandestinidade ou que se formaram espontaneamente assim que sopraram ventos de liberdade.