As candidaturas ao Concurso Internacional de Jazz (CIJ), no âmbito do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro (UA), estão abertas até 9 de maio. Os vencedores serão conhecidos no último dia do Campus Jazz, 6 de junho, após as apresentações públicas dos concorrentes pré-selecionados. O Campus Jazz começa a 30 de abril e, durante mais de um mês, inclui ainda concertos e diversas outras atividades.

O CIJ_UA destina-se a ensembles de jazz, compostos por três a sete elementos, que não tenham qualquer trabalho discográfico editado constituídos por músicos jovens, ou menos jovens, que estejam dispostos ao desafio de criar um arranjo e/ou uma composição e interpretá-los perante o júri e o público. É um concurso que tem reunido novos valores da música nacional e também concorrentes estrangeiros. Alguns agrupamentos são pré-existentes, outros são formados especificamente para este concurso e têm singrado e conquistado novos palcos e visibilidade perante o público e o meio profissional, o que dá reconhecimento e valor a esta iniciativa.

O concurso prevê a atribuição dos prémios de Melhor Ensemble, Melhor Composição Original e Melhor Arranjo Original. Ao primeiro, corresponde um valor pecuniário de 1500 euros (mil e quinhentos euros) e o agendamento de concertos na edição seguinte do Campus Jazz e nos festivais parceiros da UA neste concurso: Guimarães Jazz, na edição do mesmo ano, e nas edições do ano seguinte dos festivais ‘Que jazz é este?’, ‘Estarrejazz’ e ainda uma atuação no Centro de Artes de Águeda, no âmbito de uma parceria com Município de Águeda.

O júri do concurso é constituído por músicos de reconhecido mérito na área e docentes de instituições de ensino superior em que o jazz tem expressão curricular, nomeadamente, Eduardo Lopes, Massimo Cavalli, Óscar Graça e Paulo Perfeito, sendo presidido pelo representante da UA, Jorge Castro Ribeiro, professor do Departamento de Comunicação e Arte.

Este ano, a fase final das apresentações públicas de todos os ensembles selecionados decorre a 6 de junho, no Cine-Teatro de Estarreja, com o apoio deste município que tem impulsionado o jazz de forma muito relevante, não só em termos de formação, mas também com a realização do Estarrejazz.

Miguel Valente Quarteto, o trio THEMANDUS e Pedro Molina Quartet foram os vencedores das três anteriores edições anteriores.