Foto: SCVA

O Sporting Clube da Vista Alegre manifestou a sua «repulsa em relação ao incidente de agressão» ocorrido no último jogo da equipa ilhavense, onde o guarda-redes do Valonguense foi agredido por um adepto, a 10 minutos do final da partida.

Em comunicado, o clube ilhavense expressou ainda «grande consternação» pela recusa do Valonguense em continuar a partida, depois da equipa de arbitragem e o SC Vista Alegre entenderem que havia condições para terminar o jogo.

Leia o comunicado na íntegra:

«O SC Vista Alegre manifesta veemente a sua repulsa em relação ao incidente de agressão, ocorrido no dia de ontem, a um atleta da AD Valonguense, perpetrado por um indivíduo ainda não identificado, quando o Talé vencia por 2-0 e muito próximo de cumprir o primeiro objetivo da época.

Após a assistência do atleta pelos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e as condições de segurança terem sido restabelecidas com a chegada da GNR (Guarda Nacional Republicana), a equipa de arbitragem e o SC Vista Alegre entenderam que seria possível concluir os cerca de 10 minutos restantes do jogo.

No entanto, foi com grande consternação que observamos a recusa da AD Valonguense em continuar a partida. Entendemos que a decisão de retomar ou não o jogo após um incidente grave é complexa, porém, é essencial para preservar a integridade e o espírito competitivo do desporto.

Salientamos, ainda, que esta pessoa, apesar de ter surgido na zona onde se encontravam os Ultras Porcelana, claque do clube, nada tem a ver com este grupo de adeptos que, aliás, até ajudou a sanar a situação. Nenhum verdadeiro adepto do Talé faria alguma coisa que pudesse prejudicar o clube desta maneira.

Todas as partes envolvidas devem cooperar plenamente com as autoridades competentes na investigação deste incidente, a fim de identificar e responsabilizar o responsável.

O SC Vista Alegre, Entidade Formadora 3 estrelas pela FPF, reitera, ainda, o compromisso com a promoção de um ambiente desportivo seguro, justo e respeitoso para todos os envolvidos, e continuará a trabalhar incansavelmente para defender esses valores em todas as circunstâncias.»