A Campanha Anual de Vacinação Antirrábica e Identificação Microchip Eletrónica, promovida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, começa esta quinta-feira, dia 2 de maio, e decorre até ao final do ano.

No Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo (CROACI) o atendimento será realizado às quintas-feiras, entre as 15:30 e as 17:30 horas.

De 7 de junho a 19 de julho, a campanha irá ao encontro da população, nas quatro freguesias do município, sempre às 16 horas. Na freguesia de São Salvador, no Mercado Municipal de Ílhavo (7 de junho) e no Largo da Igreja da Nossa Senhora da Paz (14 de junho); na Gafanha da Nazaré nas traseiras da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré (21 de junho) e no Mercado Municipal da Barra (28 de junho); na Gafanha da Encarnação no Cais dos Pescadores da Costa Nova (5 de junho) e no Largo da Nossa Senhora da Encarnação (12 de junho) e, na Gafanha do Carmo, na Praça Padre Gonçalves (19 de junho).

Por determinação da DGAV, a campanha destina-se apenas a cães, ficando excluídos gatos e furões. A vacina antirrábica utilizada nesta campanha confere uma imunidade de 3 anos. No entanto, a licença na Junta de Freguesia mantém-se obrigatória, com periodicidade anual, devendo os munícipes confirmar no boletim dos seus animais se precisam de ser vacinados.

A vacina antirrábica só pode ser realizada quando os cães se encontram identificados eletronicamente (microchip).  Caso não seja, o animal será identificado eletronicamente aquando da vacinação antirrábica.

Todos os detentores de cães que compareçam a esta campanha deverão fornecer, na altura, os seguintes dados, para efeitos de preenchimento do respetivo recibo e/ou ficha de microchip: nome, morada; BI (Bilhete de identidade) / CC (cartão de cidadão), NIF (n.º contribuinte) e contacto telefónico.