A jovem Joana Mendes, da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, foi a primeira classificada no Concurso Nacional Jovens Repórteres do Ambiente 2024, na categoria 1.º Escalão (dos 11 aos 14 anos), com o artigo ‘Projeto “Plas2Nano” da FCUP dá uma nova vida aos plásticos marítimos’.

O trabalho premiado integra uma entrevista a Ana Margarida Silva, investigadora do projeto ‘Plas2Nano’, desenvolvido na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). O objetivo deste projeto é transformar o plástico recolhido nas zonas costeiras em novos materiais, que são posteriormente transformados em sensores óticos com propriedades fluorescentes, detetando contaminantes e poluentes ambientais na água.

O Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que pretende contribuir para o exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental e desenvolvendo as competências de investigação e comunicação. Este concurso visa reconhecer e divulgar as melhores reportagens efetuadas sobre sustentabilidade pelos jovens portugueses ao longo do ano.