O Festival dos Canais de 2024, que se realizou em Aveiro entre 17 e 21 de julho, teve uma «adesão recorde». O evento regressa à cidade dos canais, entre 16 e 20 de julho de 2025, para a sua décima edição.
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, e este ano integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, o festival envolveu mais de 60 estruturas artísticas e criativas, de 11 países, e proporcionou 110 apresentações, entre as quais cinco estreias absolutas e sete estreias nacionais.
«A adesão do público ao Festival dos Canais foi a maior de sempre, foi recorde. A programação deste evento foi muito intensa, diversificada e marcou os 14 espaços públicos do município de Aveiro onde decorreram os vários espetáculos do festival. Estamos muito satisfeitos com esta aposta e convidamos todos a estarem em Aveiro no próximo ano, entre 16 e 20 de julho, para comemorarem connosco os 10 anos do Festival dos Canais», afirmou o presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves.
Aveiro recebeu espetáculos de várias áreas e expressões artísticas, entre teatro de rua, novo circo, dança, música, performance e gastronomia. Foram cinco dias consecutivos de programação a envolver ruas, praças, jardins e os próprios canais da cidade, com um dos espetáculos a ser mesmo apresentado na ria, para lá das comportas.
Para José Pina, diretor artístico do evento, o balanço desta edição «é extremamente positivo, não só pela adesão do público como também pela dimensão artística dos projetos». «Foi a melhor edição até ao momento e eleva a fasquia para 2025, mas não tenho dúvidas de que vamos corresponder às expetativas da vasta comunidade que acompanha o Festival dos Canais», disse.