Os estudantes de Comunicação Integrada de Marketing do Instituto Superior de Contabilidade de Administração (ISCA) da Universidade de Aveiro (UA) são desafiados a preparar um plano de comunicação para a marca Ovos Moles de Aveiro, um trabalho integrado envolvendo a Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro (APOMA), a Confraria dos Ovos Moles e a Região de Turismo do Centro, tendo por base definir ações com vista a aumentar a notoriedade da marca.

Os trabalhos dos estudantes do mestrado em Marketing, nomeadamente na Unidade Curricular de Comunicação Integrada em Marketing, dinamizada por Cláudia Ribau, são desafiados a desenvolver planos de comunicação de marcas reais (desenvolvidos em três momentos).

Este ano letivo que se inicia, o desafio tomou outro nível: o foco é trabalhar uma única marca (Ovos Moles de Aveiro), pelo que vão ser cerca de 30 estudantes a pensar em ovos moles de Aveiro e como os comunicar de forma a atingir maior notoriedade em dois segmentos-alvo: junto dos consumidores (a nível nacional e internacional) e junto dos produtores. Estas ações têm a intenção de virem a ser operacionalizadas (se assim for considerado pertinente) pela APOMA em integração com a Confraria e a Região de Turismo do Centro, que são encaradas como um veículo das ações de comunicação de projeção nacional e internacional dos ovos moles de Aveiro.

Este projeto envolve três momentos, a saber:

  • 1.º o briefing (levantamento da informação sobre os ovos moles, com elementos convidados da Confraria+APOMA+Região de Turismo do Centro). Os estudantes constituem-se como agências de comunicação e tal como numa agência o acesso à informação é igual para todas as agências, sendo que cada agência faz com a informação recolhida o melhor briefing possível, residindo aqui a diferenciação como base na construção do plano de comunicação 2025.
  • 2.º Proposta de um plano de comunicação.
  • 3.º Execução de uma das ações de comunicação propostas, que inclui igualmente um relatório de execução e avaliação. A 2ª e 3ª fase serão alvo de apresentação em sala de aula.

A apresentação será feita a 7 de janeiro (18h00-22h00), no mini-auditório do ISCA-UA.

Estes trabalhos serão avaliados por um júri, composto não só pela docente da unidade curricular, como também por um elemento da Confraria, APOMA e Região de Turismo do Centro.

As agências de comunicação constituídas pelos estudantes trabalharão em ambiente ‘real’ de ‘competitividade’ para aumentar a perspetiva de gamificação entre elas.

O melhor trabalho obterá naturalmente a melhor nota, assim como verá o plano de comunicação proposto a ser executado pela APOMA.