A Câmara Municipal de Ílhavo e a Universidade de Aveiro (UA) assinaram, no passado dia 19 de novembro, um protocolo de cedência de uso/comodato do Cais Criativo da Costa Nova, que visa a instalação de um living lab para desenvolvimento de investigação e de ações na área do turismo, em colaboração com as populações locais.
O protocolo, assinado pelo presidente da autarquia ilhavense, João Campolargo, e o Vice-reitor da UA, João Veloso, tem como finalidade a cedência de uma sala no Cais Criativo da Costa Nova, para aí instalar um living lab, através do qual será criado um arquivo de testemunhos locais, um mapeamento de espaços e o desenvolvimento de outras iniciativas de intervenção na comunidade associadas à imagem e à cultura expressiva.
O ‘Living Lab Barra e Costa Nova’ é resultado do projeto com a mesma designação, desenvolvido no âmbito da Agenda para a Inovação Empresarial ‘ATT – Agenda Mobilizadora Acelerar e Transformar o Turismo’ do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para Ana Flávia Miguel, investigadora do projeto e membro da equipa que irá apoiar a implementação do living lab, este «constituirá um espaço de encontro e de diálogo entre investigadores e residentes da Costa Nova e da Barra». «Desejamos construir resultados de investigação que sejam o resultado dessa partilha entre as diferentes pessoas e, para isso, é essencial este espaço de trabalho. Deste modo estaremos também em linha com as políticas europeias designadas por citizen science», explicou.
A Agenda ATT é uma das 22 Agendas Mobilizadoras/Verdes para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em que a UA participa. Com um investimento global de 128,7 milhões de euros, este consórcio é composto por 28 entidades, estando a Universidade de Aveiro presente com três projetos e um investimento 2,2 milhões de euros, nas áreas da digitalização, da experiência turística e da sustentabilidade para o setor.