O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, foi ontem palco da apresentação do livro ‘Vista Alegre – 200 anos’, com o qual a marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro encerrou, oficialmente, as comemorações dos seus dois séculos de vida.
A sessão, com centenas de convidados, foi presidida por Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tendo contado com a presença de alguns embaixadores e membros do corpo diplomático. Entre os convidados estiveram, igualmente, personalidades da política, da economia, da cultura, das artes e do desporto, entre outras áreas da sociedade, para além dos principais responsáveis do Grupo Visabeira
e da Vista Alegre Atlantis.
O livro dos 200 anos da Vista Alegre apresenta duas versões: uma edição especial e limitada a 200 exemplares com capa em porcelana biscuit pintada à mão pelos mestres pintores da fábrica em Ílhavo, e uma edição em capa dura em papel, concebida como um objeto de design e inspiração, à imagem de um clássico “coffee table book”.
Muito mais do que um livro, esta obra é um testemunho visual e emocional que percorre o universo Vista Alegre através de uma narrativa feita de imagens, arte, produto, design e histórias. Uma homenagem à marca, às suas pessoas, à Fábrica, ao Bairro e ao território que a viu nascer.
Num dos seus capítulos centrais, dedicado à História, a obra incorpora uma investigação aprofundada realizada ao longo de três anos por dois investigadores da Universidade de Aveiro – Nuno Rosmaninho e Manuel Ferreira Rodrigues, que ontem fizeram a apresentação do livro. Este estudo traça o percurso da porcelana e da Vista Alegre no contexto nacional e internacional, aprofundando o seu papel como referência cultural e industrial de Portugal. Curiosidades, lendas, fotografias, ilustrações e pequenos textos marcam o ritmo de um objeto que convida à descoberta a cada página.
A obra conta ainda com testemunhos de figuras institucionais e artísticas, não apenas de quem colabora com a marca, mas de quem a reconhece como um símbolo global do talento e da identidade portuguesa. Destaque para os testemunhos de altas instâncias políticas nacionais e internacionais, como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro em exercício, Luís Montenegro, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, bem como de figuras da vida pública, artística e social, como o Cardeal D. Américo Aguiar, Joana Vasconcelos, Pedro Cabrita Reis, Mia Couto, Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto Moura, Claúdia Schiffer e Cristiano Ronaldo, que desde junho de 2024 passou a ser um acionista de referência da Vista Alegre.