O Idolíadas, o maior concurso artístico sénior do país, está de volta para a sua 11.ª edição, que se realiza na próxima sexta-feira, 23 de maio, às 14 horas, na Casa da Cultura de Ílhavo. Trata-se de um verdadeiro hino à criatividade, ao talento e à vitalidade sénior, que leva ao palco mais de 200 pessoas.

Os bilhetes para assistir ao Idolíadas (2 euros) estão disponíveis na Casa Cultura de Ílhavo e Fábrica Ideias na Gafanha da Nazaré.

Os participantes darão corpo e alma às provas de Música/Dança, Teatro, Fotografia e Artes Plásticas, sendo avaliados por um júri de excelência com representantes da Fundação La Caixa, CCDRC e diversas entidades artísticas e culturais.

Além dos prémios para cada categoria, serão entregues outros galardões, entre os quais para Melhor Ator e Atriz, Melhor Bailarino(a) e Melhor Claque – distinções que reconhecem a excelência e a dedicação dos participantes nas diferentes categorias artísticas.

A edição de 2025 do Idolíadas já arrancou no passado 9 de abril, no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, com a realização das provas de Cultura Geral e Poesia. As equipas de Ovar e Águeda destacaram-se, conquistando os primeiros lugares desta fase inicial.

A prova de Fotografia, em curso entre os dias 8 e 22 de maio, decorre online na página de Facebook ‘Maior Idade – Município de Ílhavo’, e conta já com mais de 3.700 votos registados, envolvendo ativamente o público na escolha dos vencedores.

No total, entre todas as provas, este evento mobiliza mais de 1.200 participantes, provenientes de 54 entidades, entre instituições, comunidades, universidades seniores e associações dos municípios de Ílhavo, Aveiro, Albergaria-a-Velha, Ovar, Oliveira do Bairro, Mira e Águeda.