A Câmara Municipal de Ílhavo abriu na passada sexta-feira, dia 13, a nova via de ligação entre a Rua da Coutada e a Rua Dr. Dinis Gomes (Via das Lavegadas), depois de concluída a obra de prolongamento da Rua da Escola.
Esta empreitada representa um investimento municipal de 228.663,85 euros, revestindo-se de grande importância para o lugar da Coutada, ao melhorar, significativamente, os fluxos de circulação, sobretudo no acesso ao Centro Escolar da Coutada.
O prolongamento da Rua da Escola até à Rua Dr. Dinis Gomes proporciona novos circuitos para o trânsito, promovendo a coexistência segura de diversos modos de mobilidade, privilegiando a segurança dos peões.
Na abertura da Rua da Escola, João Diogo Semedo, vereador com o Pelouro das Obras Públicas do Município de Ílhavo, explicou que este novo acesso «foi pensado para libertar o excesso de trânsito e a grande confluência de carros junto à escola, na Rua da Coutada, sobretudo ao início do dia e ao final da tarde». O Vice-Presidente adiantou, ainda, que «com esta rua já é possível projetar a alteração à Rua da Coutada, criando melhores condições para os peões, com a construção de passeios – o que terá obrigatoriamente de passar por uma via de sentido único. Ainda existem outros arrumamentos que poderão ser abertos, mas este foi aquele que se entendeu como prioritário. Neste sentido, continuamos a nossa resposta na área da mobilidade, priorizando sempre a mobilidade escolar».
Conceição Canhoto, diretora do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, enalteceu e agradeceu o trabalho da Câmara Municipal de Ílhavo, afirmando que «é, sem dúvida, uma melhoria para todas as pessoas que transitam neste espaço e que querem deixar os filhos no Centro Escolar da Coutada, frequentada por crianças de Ílhavo e de Aveiro». A responsável lembrou, ainda, outra via recentemente aberta, junto à Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, que também veio facilitar a mobilidade escolar.
O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, acrescentou que «há uma grande perspetiva de criar outras obras em redor desta, atraindo empreendedores e investidores e mostrando que o nosso município continua a ser uma zona agradável para viver e onde é possível comunicar rapidamente com todas as vias». E concluiu: «É isto queremos dar ao nosso município – obras úteis para a comunidade».
