O Porto de Aveiro tem em curso três intervenções de dragagem de manutenção com o objetivo de reforçar as condições de segurança, navegabilidade e operacionalidade para todas as embarcações que operam nestas áreas portuárias. No âmbito destes trabalhos, a Administração do Porto de Aveiro realizou uma visita técnica às zonas intervencionadas, acompanhando no terreno o desenvolvimento das operações.

Desde maio, foram iniciadas três intervenções distintas:

A dragagem de manutenção dos fundos do setor comercial do Porto de Aveiro, integrada na sexta intervenção prevista para esta zona, envolve a remoção de 293.504 metros cúbicos de sedimentos, com uma duração estimada de dois meses e um investimento de 606.358 euros.

A empreitada de dragagem de manutenção do Porto de Pesca Costeira e da entrada da dársena prevê a remoção de 113.000 metros cúbicos, com um investimento de 1.680.500 euros e uma duração prevista de seis meses.

E a dragagem de manutenção do Porto de Pesca do Largo e do canalete, com a remoção prevista de 48.000 metros cúbicos de sedimentos e um custo de 425.200 euros.

Os inertes retirados das zonas intervencionadas estão a ser depositados na zona da Costa Nova.

Os trabalhos estão a ser executados pelas empresas MMS Dragagens (Portugal) e Rohde Nielsen (Dinamarca).