A Câmara Municipal de Ílhavo inaugura no próximo sábado, dia 31 de janeiro, pelas 11:30 horas, a Sala de Investigação e a Biblioteca Gerontológica do Laboratório do Envelhecimento. Antes disso, pelas 10:30 horas, decorre mais uma sessão de ‘Palavra de Investigador’, sobre solidão.

A sessão ‘Palavra de Investigador’ contará com a participação dos investigadores João Tavares e Carolina Soares, sob a moderação da Presidente da Associação Nacional dos Gerontólogos, Flávia Machado. Esta edição terá como tema central ‘A solidão na população portuguesa’, um fenómeno social cada vez mais presente na sociedade, com particular impacto na população sénior.

Durante a sessão, será apresentado o trabalho de investigação realizado, ao longo do último ano, sobre a solidão, no qual se desenvolveu uma nova escala de avaliação da solidão, com a participação de 50 pessoas mais velhas do Laboratório do Envelhecimento. Os resultados serão apresentados nesta sessão, promovendo a reflexão e o debate em torno de uma problemática muitas vezes invisível.

A comunidade é convidada a participar, a tomar o pequeno-almoço e a conhecer este processo de investigação, num ambiente informal, aproximando ciência e comunidade.

Após este momento, será inaugurada a Biblioteca Gerontológica, um novo espaço integrado no Laboratório do Envelhecimento, que reunirá toda a documentação científica, publicações e livros produzidos no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Laboratório. Este espaço estará disponível para técnicos, estudantes e comunidade, permitindo a consulta de materiais e a replicação de boas práticas.

Será, ainda, inaugurado o Espaço de Investigação, concebido como um local dedicado a investigadores que desenvolvam projetos científicos na área do envelhecimento e longevidade.