Artur Saraiva de Jesus, que integrou a equipa vencedora da European Space Design Competition (EUSDC), vai partir para os Estados Unidos da América (EUA), onde se vai realizar a final mundial da International Space Settlement Design Competition (ISSDC). Será entre os dias 31 de julho e de 2 de agosto, no Kennedy Space Center, na Florida.
A competição – que teve encontros nacionais e europeus – reúne estudantes do ensino secundário de diferentes países e desafia os participantes a desenvolver projetos avançados ligados à exploração espacial.
Ainda em solo europeu, o grupo de Artur venceu com o projeto “Aesop”, um centro cultural imaginado para Phobos, uma das luas de Marte. O aluno da Gafanha da Nazaré foi responsável por representar o setor de sistemas e automação no projeto e conduzir uma apresentação técnica ao júri.
Apoiado pela Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Ílhavo e Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Artur de Jesus é o único representante do Distrito de Aveiro na competição.
Recorde-se que em 2024, Artur Jesus integrou o programa “Astronauta por um Dia” da Agência Espacial Portuguesa.










