A sexta edição do Palheta – Robertos e Marionetas, que se realiza de 3 a 5 de março, regressa ao município de Ílhavo trazendo dois espetáculos de uma das mais aclamadas companhias de teatro espanholas, a Nao d’amores. Um deles, “Retablillo de don Cristóbal” (3 março, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré), de Frederico Garcia Lorca, é uma estreia em Portugal e o outro, “Misterio del Cristo de los Gascones” (5 de março, na Casa da Cultura de Ílhavo), é um dos espetáculos mais emblemáticos e premiados da companhia, com oito músicos em palco e uma figura de Jesus manipulada por um grupo de marionetistas.

Música e teatro vão estar, repetidamente, em simultâneo, em palco, na edição 2023 do Palheta. Numa nova versão de “Arabesco” (4 de março, na Fábrica das Ideias), criada para o festival, a Red Cloud reedita o espetáculo que aborda o universo de Edgar Allan Poe e combina atores e marionetas com músicos locais.

O Palheta 2023 traz, por um lado, espetáculos com tradição e, por outro lado, performances inovadoras, algumas de grande escala, como é o caso de “Transportadores”, da Radar 360, que já nos habituou a grandes performances de rua, como “O Baile dos Candeeiros” e “Grande CircOOnferência”. Os nómadas contemporâneos de “Transportadores” deambulam pelo Jardim 31 de Agosto, junto à Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, nas noites de 3 e 4 de março.

Uma vez mais, o Palheta não deixa cair a referência ao trabalho e ao espólio do bonecreiro local, Armando Ferraz, materializada numa exposição, que será reativada e inaugurada no dia 3 de março, na Fábrica das Ideias.

Na tarde de sábado, o Teatro de Marionetas do Porto traz “Nunca”, uma peça inspirada na história de Peter Pan, para o público infantil.

Os Robertos, presença obrigatória no Palheta, com os já nossos conhecidos Rosa e Roberto, vão ter a “barraca” montada em todas as tardes do festival – nos dias 3 e 4, pela Teatro e Marionetas de Mandrágora, no Convés da Fábrica das Ideias; e no dia 5 pela Red Cloud, no Planteia, na praça da Casa da Cultura de Ílhavo. Neste contexto, a Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta, a 3 de março, o livro “A Arte da Marioneta”, seguindo-se uma conversa.

Na manhã de sábado, há oficinas para famílias, onde se aprende a construir uma marioneta de luva. Também nesta edição do Palheta retoma-se o trabalho desenvolvido, em oficina, com os alunos de artes da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.

O festival está marcado para os dias 3, 4 e 5 de março, mas, no fim de semana anterior as marionetas já começam a mexer. Recuperando o carácter ambulante dos robertos, o Palheta vai ao encontro do público, com animação de rua na Praia da Barra e na Costa Nova.

Os espetáculos de robertos e a participação nas oficinas é gratuita; os bilhetes para os espetáculos de auditório ou na sala de ensaios (4 e 3 euros, respetivamente) estarão disponíveis na Bilheteira Online (ilhavo.bol.pt) e em balcão na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e na Casa da Cultura de Ílhavo.