O filme ‘AGUEIRO – O que é. O que fazer’, que a Associação de Surf de Aveiro produziu em 2020, faz parte do programa “Estudo em Casa” do Ministério da Educação.
A ideia deste filme surgiu no seguimento da quantidade de incidentes envolvendo banhistas em agueiros nas praias da Barra e Costa Nova, um dos quais vitimou um jovem da Gafanha da Nazaré em 2020.
«Sentimos a necessidade de sensibilizar a população de um município que tem “o mar por tradição” para o perigo dos agueiros e no filme tentamos explicar: o que é um agueiro, os perigos que esconde e ainda, quais os procedimentos a ter quando somos arrastados para um agueiro», informa a ASA em comunicado, lembrando que «são muitos os resgates a banhistas feitos por surfistas nas praias do município de Ílhavo durante todo o ano, incluindo as épocas balneares. Com este filme, é objetivo da Associação de Surf de Aveiro reduzir ao máximo estes incidentes que põem em perigo a vida de muitos banhistas».
O projeto foi apresentado à Câmara Municipal de Ílhavo, que, desde o primeiro momento demonstrou bastante interesse neste filme de utilidade pública, disponibilizando-se para viabilizar financeiramente a sua realização.
O filme conta também com a colaboração da Capitania do Porto de Aveiro, no nome do Capitão do Porto de Aveiro na altura da realização do filme, Humberto da Silva Rocha, do Instituto de Socorros a Náufragos e da Resgatílhavo. Hugo Matos foi o responsável pela realização.
Está prevista a exibição do filme em todas as escolas do município de Ílhavo, durante uma campanha de sensibilização para os perigos que o mar esconde, envolvendo a Associação de Surf de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Resgatílhavo.