Após realização de concurso público, a obra de requalificação do loteamento da Quinta da Valenta, na freguesia de São Salvador, foi adjudicada pelo montante de 583.255,57 euros, com um prazo de execução previsto de cinco meses.
O loteamento da Quinta da Valenta sofreu, ao longo dos anos, inúmeros atos de vandalismo pelo que as infraestruturas existentes apresentam um elevado estado de degradação, carecendo de uma intervenção urgente.
Face ao estado de degradação do local e perante a situação de incumprimento por parte do promotor da Quinta da Valenta, a Câmara Municipal de Ílhavo, deliberou, em agosto de 2018, determinar a posse administrativa do imóvel, que permite à autarquia realizar obras de requalificação do local, por conta do titular do alvará, acionando, para isso, a garantia bancária (caução) dada, inicialmente, pelo investidor.
A intervenção envolve a execução de trabalhos de requalificação de passeios e pavimentos rodoviários, revisão de infraestruturas e reabilitação de espaços verdes e de lazer.
A Câmara Municipal espera que esta intervenção possa impulsionar o investimento privado por forma a que este loteamento se torne, em breve, mais uma das zonas habitacionais do Município de Ílhavo.