Junte-se uma boa dose de espírito aventureiro, a uma ou duas pitadas de coragem e quatro mãos cheias de solidariedade e temos o Rafael e o Carlos. Os estudantes da Universidade de Aveiro (UA) vão atravessar a cordilheira do Atlas e o deserto do Saara, em Marrocos, integrados na UNIRAID, uma prova automóvel para estudantes universitários.
De 10 a 18 de fevereiro, a dupla vai participar numa aventura que tem três obrigações: levar material escolar a quem mais precisa, utilizar um carro com mais de 20 anos e desfrutar da adrenalina.
«Iremos levar 59 kits de material escolar fornecidos pela UA, 30 quilogramas de roupa e mantas adquiridas em campanhas lançadas nos departamentos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica e 10 quilogramas de equipamento das camadas de formação dos clubes do Município de Ílhavo», apontam Rafael Anjos, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Civil, e Carlos Patoilo, do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica.
«A aventura já começou há uns 6 meses, com a procura de patrocinadores para a viagem. O restauro e preparação do carro foram grandes desafios onde aliámos o conhecimento adquiridos nos nossos cursos na UA com a prática», lembram.
Da ação solidária esperam «poder garantir uma qualidade de vida melhor com os materiais que iremos doar aos jovens e que vivem em povoações distantes no meio do deserto marroquino». Os estudantes esperam «fornecer a uma escola os kits de material escolar, esperamos aumentar o conforto das vítimas afetadas pelo sismo de 9 de novembro de 2023 com a roupa e mantas que levamos».
«Temos em vista possibilitar a prática desportiva dos mais jovens com os equipamentos que iremos doar. Relativamente ao carro, iremos testar em formato raid a nossa capacidade de orientação com mapa e bússola e a capacidade de engenho desenvolvidas durante a preparação do carro», dizem.
A edição de 2024 da UNIRAID vai levar até Marrocos várias dezenas de estudantes universitários de Portugal e Espanha. O tiro de partida será dado em Tânger. Os carros seguirão depois pelo interior de Marrocos, atravessando as montanhas do Atlas, onde será entregue material escolar em aldeias previamente já selecionadas pela organização do evento.
Os participantes seguirão depois para sul, em direção o às dunas de Erg Chebbi, viajando pelo deserto seguindo as antigas rotas Paris-Dakar até Marraquexe, a mais bela cidade imperial do Norte de África. Daí segue-se o regresso a Tânger para apanharem o ferry de regresso a casa.