Foto: Tanja Busking

O LEME, festival de circo contemporâneo que acontece em Ílhavo desde 2017, regressa a vários espaços do município de 5 a 8 de dezembro. O festival, organizado pelo 23 Milhas e pela Bússola, organização de desenvolvimento de projetos artísticos, reflete sobre a humanização do espaço público, numa edição em que grande parte da programação conta as histórias pessoais dos seus criadores e dos habitantes do território em que acontece.

Neste sentido, e através do espetáculo ‘Weaving Windows’, no contexto do projeto europeu BETA CIRCUS, cofinanciado pela União Europeia, o festival chama e desafia a comunidade ilhavense para construir um projeto de arte participativa que se desenvolve ao longo de seis dias com Artur Carvalho e Bruno Estima (WETUMTUM), Melody Nolan  e Omer van Soldt [NL/USA] e mentoria de Lali Álvarez Garriga.

A criação vai partir das histórias pessoais dos habitantes da zona que circunda o Planteia, jardim comunitário construído em 2021 na praça da Casa da Cultura de Ílhavo, mas também das histórias da comunidade que queira juntar-se nos seis dias de trabalhos coletivos antes do festival, que acontecem a partir do dia 23 de novembro e até às apresentações, nos dias 7 e 8 de dezembro (17:00 e 15:00), durante o festival.

A ideia é inspirada na experiência dos criadores durante uma visita ao LEME, quando, ao assistir a um espetáculo no Planteia, foram surpreendidos pela presença silenciosa dos residentes nas suas varandas, observando as performances à distância. Este ano, pretendem dar vida a essas varandas, conectando as suas histórias com as do festival. As casas, as vidas e as histórias dos vizinhos vão extravasar para a praça, transformando o espaço e estabelecendo um diálogo entre o espaço público e o espaço privado.

A comunidade residente em torno do espaço é envolvida no processo de construção do espetáculo e da sua narrativa, bem como todos os maiores de 10 anos com ou sem experiência em circo contemporâneo, que farão parte de uma performance de movimento e circo contemporâneo. Os ensaios acontecem nos dias 23, 26, 28 e 30 de novembro e a 3 e 6 de dezembro, no Planteia. Os horários podem ser consultados nas redes sociais do LEME ou do 23 Milhas ou no site 23milhas.pt.

Durante quatro dias, o LEME apresenta mais de 50 sessões de 20 espetáculos, incluindo 11 estreias nacionais e duas estreias absolutas. Os bilhetes para a criação deste ano, ‘EGO’, de João Pataco, para ‘Konstrukt’, ‘Damoclès’, ‘Glorious Bodies’, ‘AMPHIBIA MATTER’ e ‘Structures’ e para ‘La Bande à Tyrex’, da companhia com o mesmo nome, já estão disponíveis na bilheteira online da BOL e nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. A restante programação é gratuita.