Ao jeito de singela homenagem de “O Ilhavense, que ajudou em tempos difíceis, assinalar o falecimento do Sr. Cap. João Laruncho São Marcos.
João Laruncho São Marcos “despediu-se” da vida no passado dia 4 do corrente, aos 98 anos de idade, depois de uma longa vida de labuta na actividade da Pesca do Bacalhau ou à mesma ligado, onde deixou a sua marca indelével.
Mais que as palavras que aqui poderíamos deixar sobre a vida desta “Figura Ilhavense”, ficamo-nos por algumas notas sobre a sua vida e bibliográficas.
Nasceu em Ílhavo no ano de 1919.
Após a instrução primária e por dificuldades financeiras inicia a aprendizagem de relojoaria e ourives na Praça da República com Tomaz José Rodrigues. Aos 12 anos, frequenta, à noite, a Escola Comercial Fernando Caldeira, em Aveiro.
Em 1993 cai com a família viver para Leça da Palmeira onde completa o Curso Geral dos Liceus.
No ano de 1939 faz admissão à Escola Náutica terminando o curso de Pilotagem em 1941 ano em que embarca no lugre Islândia, como Imediato.
Em 1943 embarca no navio de pesca à linha S. Rui, voltando em 1944 a trabalhar em navios comerciais.
Em Outubro de 1945 ingressa na Empresa de Pesca de Aveiro onde comandou vários navios como os arrastões Santa Joana, Santa Mafalda e o Santo André, navio onde esteve até 1962
A convite da SUDENE (Organização do governo Brasileiro), desloca-se ao Brasil onde durante 5 meses faz um estudo sobre o modo de pescar naquele país.
Chefia a construção de vários navios da EPA, é nomeado Director de Serviços de Armamento desta Empresa.
África do Sul, Namíbia, Moçambique são alguns dos países que visita na qualidade de negociador com a finalidade de conseguir autorização para a frota portuguesa poder pescar naquelas regiões.
Em 1970, integra a Comissão de Estudo, Elaboração e Coordenação do primeiro Contrato de Trabalho para os tripulantes dos navios da pesca do bacalhau.
No ano de 1988, afasta-se de Director da EPA, ficando como conselheiro do Presidente da Administração. Em 2001, após 56 anos ligado à Empresa de Pesca de Aveiro, preside à sua última Assembleia Geral de accionistas.
Na área de intervenção pública, é eleito Vereador da CMI em 1977, pelo Partido Socialista e desde 1979 pertence à Direcção do Centro de Acção Social do Conselho de Ílhavo (CASCI), sendo seu vice-presidente 25 anos.
Publicou, em 2008, o livro “Memórias de um Pescador” e em 2010, “Atlântico Norte, a Laguna de Alavário e o Porto de Aveiro”.