Paulinho comovido, após a conquista do “ouro” nos 1500 metros, a 13 de outubro de 2017

Paulo Henriques (Paulinho) conquistou o seu terceiro título de Campeão Europeu de 20 nos 1500 metros.

É o meu país, Portugal!” – dizia, emocionado, o Paulinho, envolto na bandeira das quinas.

O atleta ilhavense controlou por completo a prova, que decorreu a 13 de outubro em Vila Nova de Gaia, no 4º Campeonato da Europa Open de Atletismo IAADS (International Athletic Association for Persons with Down Syndrome). No evento estiveram presentes 109 atletas dos seguintes 17 países: África do Sul, Austrália, Brasil, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Itália, Iraque, Macau, México, Polónia, Suécia, Suíça, Turquemenistão, Turquia, Zimbabwe e Portugal.

Aos 36 anos de idade, o campeão ilhavense continua a destacar-se no atletismo. Confirmou o seu favoritismo à partida, controlando a corrida desde o início, para nos últimos 100 metros desferir um forte ataque que lhe valeu a conquista do “ouro” nos 1500 metros, a mais longa prova das competições oficiais para pessoas portadoras de Síndrome de Down e tudo devido às conhecidas dificuldades no que toca à resistência física da generalidade dos indivíduos com trissomia 21, o que não se aplica ao Paulinho, como se comprovou num teste de esforço que o atleta efetuou, na véspera da prova, nas instalações do Centro de Medicina Desportiva do Porto.

Destaque ainda para o segundo lugar conquistado por João Gregório, colega do Paulinho no CASCI (Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo).

Dias antes, Paulinho já havia sido notícia, por ter treinado com Rosa Mota, a campeã olímpica, que lhe fez uma visita, correndo com ele na Costa Nova. “É público o carinho e a admiração que a Rosa Mota tem pelo Paulinho […]”.

Paulinho na TV francesa

O treino com Rosa Mota terá sido também acompanhado pela equipa de filmagens do canal francês de televisão “Canal Plus”, que prepara um documentário sobre o atleta, a estrear no próximo dia 29, às 12h50, durante o programa L’ Effet Papillon. Foi acompanhado o quotidiano do atleta ilhavense durante cerca de 10 dias, com filmagens que coincidiram com a participação do Paulinho nos Campeonatos da Europa de Síndrome de Down.

Teste de esforço

História de valor

A história por detrás do interesse do “Canal Plus” no Paulinho nasceu de uma coincidência. De férias em Portugal, Pierre Morel, um dos produtores do canal francês, deparou-se, por mero acaso, com um artigo sobre o Paulinho, publicado na Notícias Magazine, no passado mês de agosto.

Pierre Morel, ele próprio um praticante de corrida, terá ficado de tal forma sensibilizado pela história do campeão de Ílhavo que, em tempo recorde, conseguiu a aprovação para o documentário sobre a única pessoa com Trissomia 21 no mundo capaz de correr longas distâncias, detentor dos atuais recordes mundiais nas distâncias de 10 km e meia maratona.

Paulinho tem vários sonhos: dar um abraço a Marcelo Rebelo de Sousa, conhecer Marco Paulo, e ter a braçadeira de capitão de Cristiano Ronaldo ao serviço da seleção portuguesa.

Entretanto surgiu um movimento para a realização de um desses sonhos, que conta já com meio milhão de pessoas, para que o Presidente da República dê um abraço ao atleta. O jornal “O Ilhavense” sabe que esse abraço já está na agenda política de Marcelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here