Entrega dos diplomas

O Centro Escolar Santa Maria Manuela, do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, foi distinguido com o 1.º Prémio no âmbito do projeto “Brigada Barbatanas”, lançado pela Escola Mágica em parceria com o Sea Life do Porto.
A Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) já felicitou publicamente o Centro Escolar pela distinção alcançada.
A turma do 1.º ano do Centro Escolar Santa Maria Manuela (1CV2) obteve o primeiro lugar no concurso, com um trabalho direcionado à Educação Ambiental, tendo recebido um conjunto de prémios constituídos por um tablet e uma visita guiada ao Sea Life para toda a turma, que foram entregues no passado dia 14 de março, e aos quais acresce a oferta, por parte da Câmara Municipal de Ílhavo, do transporte à turma premiada para que possa usufruir da visita.

O projeto “Brigada Barbatanas” desafiou as crianças a recriarem um quadro famoso, utilizando elementos naturais da praia e do mar, associando-lhe uma frase que apelasse à diminuição da poluição dos mares e dos oceanos, sendo que o trabalho mais votado nas redes sociais seria depois o distinguido com os prémios previstos.

Edvard Munch – The Scream – Google Art Project

No Centro Escolar Santa Maria Manuela foi escolhido “O Grito” do pintor norueguês Edvard Munch, que inspirou assim “O grito do oceano”, da turma do 1.º ano. O quadro, realizado pelas crianças, pretende ser também uma chamada de atenção para o que se passa atualmente nos oceanos.
O desenvolvimento desta proposta vencedora foi ainda integrado no projeto da turma 1CV2: “Conhecer o Oceano/Ria de Aveiro”, culminando na realização de uma página de internet (https://projetoceanos.wixsite.com/projetoceanos) onde pais e Comunidade Escolar podem, agora, acompanhar toda a sua evolução.
Maria de Lurdes Pereira, do Centro Escolar Santa Maria Manuela, salienta que “a participação no concurso da Escola Mágica foi muito importante pois foi ao encontro do que está a ser trabalhado na sala de aula.”
O quadro “O grito do oceano” encontra-se, agora, exposto no átrio da escola, podendo ser visitado durante o horário normal de funcionamento.

Quadro “O grito do oceano”, da turma 1CV2

Na Cerimónia de Entrega dos Prémios a esta Eco-Escola do Município de Ílhavo estiveram presentes os representantes das duas entidades promotoras, a Escola Mágica e o Sea Life, a Direção do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré e da Câmara Municipal de Ílhavo, na pessoa do Vereador da Educação e Formação, Tiago Lourenço.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here