Catarina Semedo

Foi através da sua participação no programa internacional Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que Catarina Semedo Madaíl de Oliveira, aluna do 10º ano da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, foi premiada com a participação na missão “JRA no Rock in Rio 2018”.

Esta atividade irá decorrer de 22 a 25 de junho e tem como objetivos promover o desenvolvimento de competências que permitam aos participantes “reportar as preocupações de sustentabilidade associadas à organização e participantes; fazer investigação ambiental; desenvolver competências diversas ao nível da comunicação; detetar problemas e propor soluções”.

Cidadania ativa e participativa

Através deste prémio, a jovem aluna de 16 anos vê reconhecidos o seu empenho e criatividade num dos vários projetos em que está inserida, num programa que “pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental”.

Mas a sua preocupação ambiental não para por aqui. Neste momento encontra-se a lutar por um lugar no Congresso Juvenil Internacional integrado no projeto “Climantica”, com a exibição do trabalho “Eu SEI!”, que poderá ser visualizado na página http://congresovirtual.climantica.org/2018/06/01/eu-sei/

Atitudes do dia-a-dia

Conforme a própria refere, este trabalho “surge sob a forma de uma apresentação na qual revemos algumas das atitudes que, sem pensar duas vezes, tomamos no nosso dia-a-dia. Revemos também quais as consequências destas, quais as implicações e qual o futuro que estamos a construir. Assim “Eu SEI” aquilo que a humanidade faz de errado, mas como também SEI quais as consequências de tudo isto, SEI que é possível mudar o rumo que estamos a tomar… E é nesse sentido que vamos, juntos, trabalhar: Construir um futuro melhor, mais bonito e mais risonho!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here