No próximo dia 14 de julho, pelas 16h00, no Navio Museu Hospital Gil Eannes, terá lugar a apresentação do livro em título escrito pelo ilhavense João David Batel Marques.
O autor, oficial náutico na reforma, vivenciou durante muitos anos a pesca do bacalhau, tendo comandado navios e tripulações.

Com oportunidade, decidiu agora mobilizar a sua enorme capacidade de trabalho, interesse e conhecimento para pesquisar e organizar os factos e os documentos que permitiram conceber este valioso estudo o qual irá, seguramente, contribuir para que muitos possam conhecer melhor a história desta atividade.

A presente obra decorre da sistematização de um largo acervo de documentos sobre a pesca do bacalhau em Portugal que se encontravam dispersos e desconectos.

Serão quatro livros em que o autor apresenta dados relativos a aspetos de enquadramento histórico da atividade económica, bem como aspetos relacionados com as dinâmicas laborais e sociais da vida a bordo. O leitor pode, portanto, apreciar a evolução cronológica do número de navios afetos à pesca do bacalhau desde 1924 a 1980, com possibilidade de também conhecer dados relativos às unidades mais recentes. Por outro lado, pode também apreciar exemplos de documentos que ilustram algumas situações mais críticas, como, por exemplo, protestos de mar, autos de notícia, ou mesmo autos de falecimento.

Um evento a não perder que contará com a presença do autor a bordo do Gil Eannes. Entrada gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here