A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) promoveu ações de identificação e vacinação antirrábica a animais de estimação, em vários municípios da zona centro. Em Ílhavo, estas ações foram executadas sob a direção clínica da doutora Helena Sousa, médica veterinária do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo (CROACI).

As ações decorrem entre os dias 2 e 21 de julho, em todas as freguesias. Os profissionais vacinaram e identificaram animais em S. Salvador: Gafanha de Aquém, Vista Alegre, Vale de Ílhavo, Moitinhos e Coutada, na Ermida, no Soalhal, mas também na Gafanha da Nazaré: na Colónia Agrícola, na Cale da Vila, no Bebedouro, Cambeia e na Marinha Velha, assim como na Barra; foram ainda à Gafanha da Encarnação Norte e Sul e à Praia da Costa Nova, sem esquecer a Gafanha do Carmo, Norte e Sul, num total de quase vinte saídas.

O CROACI informa que “a vacina antirrábica utilizada nesta campanha confere uma imunidade de 3 anos. No entanto, a licença na junta de freguesia mantém-se obrigatória, com periodicidade anual” e apela a que a população confirme se os seus animais precisam de ser vacinados! Como a vacina antirrábica só pode ser realizada quando os cães se encontram identificados eletronicamente (microchip), esta foi também uma das tarefas da equipa, nos locais. Quando quiser identificar o seu animal deve ter consigo os seguintes dados: nome, morada; BI (Bilhete de identidade)/CC (cartão de cidadão), NIF (n.º contribuinte) e contacto telefónico.

Leia a notícia completa na edição em papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here