Faleceu no passado dia 26 de Agosto, na ilha Cristina, em Ayamonte, Espanha, de acidente cardiovascular, o Dr. José Manuel Rolo.

Autor de vários livros e revistas sociais (com presença na Biblioteca Municipal de Ílhavo). Reponsável por diversas obras científicas relacionadas com a indústria transformadora portuguesa, programas de incentivos europeus e crise financeira internacional.

José “Charlim”, como também era conhecido, nasceu em Ílhavo (S. Salvador) em 1941. Licenciou-se em Economia pela Universidade do Porto (1968) e doutorou-se na mesma área pela Universidade Técnica de Lisboa (1982).

Professor Catedrático Convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (1991 – 1994) e Director do Gabinete de Assistência Técnica do Programa ALFA da Comissão Europeia (1994 – 1995).

Foi ainda Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa onde exerceu funções de presidente do Conselho Diretivo e investigador do ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa.

Consultor de departamentos do Estado e de vários Governos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s), José Manuel Rolo foi também diretor do gabinete de assistência técnica do Programa ALFA da Comissão Europeia (CE) e do programa INCO, integrando vários grupos de trabalho europeus de apoio ao desenvolvimento em África e ao ensino superior na América Latina.

O seu funeral realizou-se no passado dia 29 de agosto, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa. No dia seguinte foi celebrada a missa de corpo presente, seguindo-se a cerimónia de cremação no Crematório de Cascais.

Pelo relacionamento que tinha com o nosso jornal e pela amizade que nos dispensava impõe-se-nos a apresentação de sentidas condolências à família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here