Tiveram lugar no passado dia 15de agosto as comemorações dos 90 anos da fundação do Agrupamento 189 dos Escuteiros de Ílhavo.

O Programa teve início pelas 10H00 com a Concentração no Largo da Srª. do Pranto, prosseguindo com o desfile ate à Igreja Matriz, Hastear das Bandeiras, Celebração na Igreja Matriz, Romagem ao Cemitério local, Foto de grupo no Jardim Henriqueta Maia, culminando com o Almoço no Parque de Ciência e Inovação na Coutada.

Do seu historial consta:

Inspirados no Grupo de Escuteiros da Vista Alegre, o Grupo que viria a ser filiado com o nº.42, o Grupo de escuteiros de Ílhavo constituiu-se pelos jovens: João Bichão; Carlos Faria; João Peixe; Horácio Peixinho; Joaquim Teles; Eduardo Bagão e Manuel Azevedo, com uma Direcção chefiada pelo Revº. Padre Manuel Campos (Padre Manelzinho) e o Sr. Prof. José Pereira Teles.

Então, em 15.08.1928 e de forma muito modesta e simples como a alma desses rapazes que constituíam o Grupo 46, do então Corpo Nacional de Scouts, realizaram-se as primeiras promessas de escuteiros em Ílhavo, passando esta a ser oficializada como data da fundação daquele que é hoje o Agrupamento 189 do Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português.

Leia a notícia completa na edição em papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here