Procissão Nossa Senhora dos Navegantes 2017. Foto: António Resende

A procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes irá realizar-se no próximo dia 16 de setembro, com início às 14h00 na Ria de Aveiro, desde a ponte cais n.º 2 ou n.º 3 (junto à seca do Milena) do Porto de Pesca do Largo, até à Doca de Serviços, no Forte da Barra.

A organização está a cargo do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.

Em aviso divulgado pela Capitania do Porto de Aveiro no passado dia 3 de setembro, Carlos Alberto Isabel, Capitão-de-fragata e Capitão do Porto de Aveiro, deixa recomendações à navegação na área da procissão, alertando para que se tomem as devidas precauções por forma a garantir a necessária segurança e não interferir com o evento.

Procissão Nossa Senhora dos Navegantes 2017. Foto: António Resende

Programa

  • 12h00 – Almoço nas instalações da APA (Porto Comercial)
  • 14h00 – Procissão – saída da “Igreja da Cale da Vila” para o Porto Bacalhoeiro, embarque no cais nº 3
  • 14h30 – Desfile pela Ria, onde se incorporarão as Imagens, Banda de Música Gafanhense, os barcos moliceiros com os Grupos / Ranchos, barcos saleiros, mercanteis, que transportarão pessoas devidamente autorizadas, bem como todos os barcos de Recreio que se vão incorporar na procissão (Ria abaixo), com passagem por S. Jacinto, onde terá encontro com os seus habitantes.
  • 16h30 – Desembarque no Forte da Barra (Cais de acostagem), organização da Procissão até à Igreja da Nossa Senhora dos Navegentes. Celebração da Santa Missa, acompanhada por cânticos dos Grupos / Ranchos presentes.
  • 18h30 – Início do Festival de Folclore
    Grupo Folclórico de Castelo de Neiva
    Rancho Folclórico do Centro Social Cultural e Recreativo Arvorense – Vila do Conde
    Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré
    As horas previstas no programa poderão ter alguma alteração devido às marés na ria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here