A gripe é uma doença frequente em todos os concelhos da região de Aveiro. No sentido de a prevenir, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga pretende consolidar na região o processo de vacinação, lançando uma ampla campanha de informação nos órgãos de comunicação social regionais.

O programa de vacinação contra a gripe iniciar-se-á, em 2018, um pouco mais tarde do que é habitual. Com o verão tardio deste ano, e não se antecipando para breve uma mudança significativa das condições meteorológicas, é aconselhável que a população adie a toma da vacina para se encontrar mais protegida no período de maior probabilidade de contágio nos períodos de maior atividade gripal, que se verifica, tradicionalmente, entre dezembro e fevereiro.

Assim, só a partir do próximo dia 15 de outubro, data do início do programa de vacinação, é que a população residente se deve dirigir para administração da respetiva vacina, acessível nas cerca de 80 unidades de saúde do ACeS Baixo Vouga.

A gripe é uma doença viríca contagiosa, que pode ter complicações graves para aqueles que sejam infetados. Por isso, aconselha-se que os cidadãos que reúnam as seguintes condições se dirijam às unidades de saúde do ACeS Baixo Vouga, e que contactem o seu médico de família ou enfermeiro de família, para terem acesso gratuito à vacinação contra a gripe:

  • Cidadãos com 65 e mais anos de idade;
  • Residentes em lares;
  • Internados em Unidades de Cuidados Continuados;
  • Diabéticos;
  • Bombeiros.

A vacinação é, ainda, recomendada, e estará acessível em todas as unidades de saúde do ACeS Baixo Vouga, para todos aqueles que tenham doenças crónicas do coração, dos pulmões, dos rins, do fígado ou portadores de outras doenças que diminuam a resistência às infeções. Todavia, nestes casos de forma não gratuita.

O objetivo do programa de vacinação à população é também o de esclarecer que a gripe, por se tratar de uma doença vírica, não conseguirá ser combatida com eficácia com a toma de antibióticos.

Os profissionais das unidades de saúde do ACeS Baixo Vouga, para além de criarem as condições para a administração da vacinação contra a gripe, encontram-se disponíveis para informar a população sobre medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus.

  • Lavar frequentemente as mãos;
  • Proteger a boca com um lenço ou com o antebraço (e sem utilizar as mãos) sempre que se espirra ou tosse;
  • Utilizar lenços de papel de utilização única e evitar os lenços de pano;
  • Reduzir, na medida do possível, o contacto com outras pessoas, quando se encontrar infetado;
  • Evitar locais pouco arejados e onde haja grandes aglomerados de pessoas.

Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here