A vacina contra a gripe está disponível desde a passada segunda-feira. Segundo a Direção-Geral da Saúde, há 1,4 milhões de doses da vacina para administrar nos centros de saúde.

Esta vacina é de toma única e está disponível gratuitamente e sem receita médica, no Serviço Nacional de Saúde (SNS) se pertencer a algum grupo de risco: pessoas a partir dos 65 anos e residentes em lares.

Para qualquer idade e sem necessidade de declaração médica, se for diabético, estiver a aguardar por transplante ou tiver sido submetido a transplante, além de pessoas em diálise, com trissomia 21, se for bombeiro ou profissional do SNS.

Segundo adiantou a agência Lusa, este ano a vacina também vai ser gratuita para reclusos e guardas prisionais, assim como para pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica.

Mesmo que tenha de pagar a vacina, além das 1,4 milhões de doses adquiridas para o SNS, também há vacinas dispensadas a farmácias, através de prescrição médica, com uma comparticipação de 37%, o que fará com que pague aproximadamente três euros pela vacina.

Segundo a Deco Proteste, em 2018, na farmácia com receita a vacina custa 3,68 euros ou 2,80 euros, se beneficiar do regime especial de comparticipação (pensionistas de baixos rendimentos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here