1. Como é de conhecimento público, o jornal “O Ilhavense” publicou o seu último número em 20 de Dezembro de 2018 devido ao estado de saúde do seu diretor.
  2. Paralelamente, foram também assumidas graves dificuldades financeiras da empresa Telecal – Empresa Jornalística, Lda., proprietária do jornal, que, caso não ultrapassadas, a poderão conduzir a um processo de dissolução a curto prazo.
  3. A abertura manifestada publicamente pelos proprietários do jornal para se encontrar uma solução para esta grave situação, motivou um grupo de Ilhavenses a unir esforços no sentido de construir uma alternativa tendo como objectivo viabilizar quer a empresa Telecal quer o jornal “O Ilhavense”.
  4. A consciência da importância histórica, identitária e informativa do Jornal para Ílhavo e para a Comunidade Ilhavense residente em Portugal e no Estrangeiro, foi determinante para a formação dessa vontade.
  5. No passado dia 27 de Março, a Telecal reuniu em assembleia geral e, por unanimidade, viabilizou uma solução que se traduziu, no imediato, na entrada de novos sócios que realizaram um aumento de capital na empresa para tentar resolver os seus graves problemas financeiros.
  6. Simultaneamente, foi eleita uma nova gerência para a empresa e nomeada uma nova diretora para o jornal.
  7. É convicção desta gerência que a grande competência e experiência profissional da Dra. Maria José Santana estão perfeitamente adequadas à difícil tarefa de rejuvenescimento do jornal “O Ilhavense” em moldes atuais e a caminho da comemoração do seu centenário que será celebrado condignamente em 2021.
  8. Neste pequeno período de tempo em que o jornal não foi publicado e que agora termina, foram inúmeras as manifestações de amizade, de reconhecimento da sua importância e de vontade de ajudar que “O Ilhavense” recebeu. A todos o nosso imenso muito obrigado!
  9. Contamos com a compreensão e a colaboração de assinantes, anunciantes e instituições para com as dificuldades editoriais e de gestão recentemente verificadas e que tudo faremos para que não se repitam.
  10. Dada a difícil situação financeira da empresa, somos obrigados a reduzir a publicação do jornal para duas edições mensais e a ajustar o seu preço de venda avulso para 1 €, mantendo-se o valor das assinaturas (Portugal e Resto do Mundo).
  11. Uma palavra de apreço aos anteriores dirigentes da Telecal e de “O Ilhavense”, em particular ao gerente e director cessante Sr. José Manuel Torrão Sacramento, por, em circunstâncias pessoais especialmente difíceis, nunca ter desistido de contribuir para se encontrar uma solução para a grave crise que a empresa e o jornal atravessam.
  12. O Jornal “O Ilhavense”, o jornal da nossa terra, será aquilo que os ilhavenses quiserem que ele seja. O apoio e o empenho de todos são indispensáveis para que “O Ilhavense” navegue em segurança rumo ao centenário e nos faça ter orgulho em sermos da Terra dos Ílhavos.

 

A Gerência

Ana Maria Lopes

Tito Cerqueira

 

Contamos com a compreensão de assinantes, anunciantes e instituições para a sua colaboração nos ajustamentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here