Faleceu o presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo, Fernando Maria da Paz Duarte. A Câmara Municipal de Ílhavo já expressou o seu mais profundo pesar, decretando três dias de Luto Municipal.

 

“Para além da presidência do órgão máximo do poder pocal, o Prof. Fernando Maria enveredou, ainda, por outras áreas da governação autárquica, tendo sido Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo durante três mandatos, dois dos quais em regime de permanência, eleito pelo Partido Social Democrático (PPD-PSD). Em 1982 chegou a ocupar o cargo de Presidente da Câmara, por impedimento do Presidente eleito, o Capitão Bilelo”, recorda a Câmara Municipal.

 

Nascido a 12 de julho de 1944, em São Martinho do Bispo, Coimbra, Fernando Maria da Paz Duarte veio viver para Ílhavo com apenas 14 anos de idade. Com os estudos liceais terminados no ano de 1963, ingressou no Magistério Primário, hoje Escola Superior de Educação de Viseu, onde veio a concluir o curso em 1965.

 

O seu percurso profissional é notório. No ensino, apenas quatro anos após ter lecionado na Gafanha de Aquém, assumiu funções de Subdelegado e Delegado Escolar de Ílhavo, foi sócio fundador e membro dos órgãos sociais do Sindicato dos Delegados e Subdelegados Escolares por um período de oito anos e dirigente local da Associação Nacional de Professores desde a sua fundação.

 

O seu espírito ativo determinou ainda a sua dedicação a várias associações do município. Integrou a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, do Illiabum Clube e foi presidente da direção e da Assembleia-geral da Associação Cultural e Desportiva “Os Ílhavos”, bem como foi confrade fundador da Confraria Gastronómica do Bacalhau, como exemplos.

 

Um dos seus grandes desafios surgiu em março de 1999 quando aceitou o convite para ocupar o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo com o principal objetivo de trabalhar em prol da comunidade, tendo sido o responsável pelo lançamento da primeira pedra da Unidade de Cuidados Continuados daquela Instituição.

 

O seu funeral está marcado para esta segunda-feira, pelas 17h00, na Casa Mortuária da Igreja Matriz de Ílhavo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here