“Homens do Mar. Os portugueses que se destacaram na História Marítima de Portugal”. Este que é já o oitavo livro de José António Rodrigues Pereira, antigo diretor do Museu de Marinha, vai ser apresentado em Ílhavo, no Museu Marítimo, no dia 2 de junho, numa sessão que está agendada para as 17h00 e que contará com a participação do contra-almirante Palma de Mendoça. A obra, que acaba de ser lançada ao público, faz referência a duas figuras ilhavenses: Gabriel Ançã, que se destacou no socorro a náufragos, e Francisco Marques, que além de capitão da pesca do bacalhau foi, também, diretor do Museu Marítimo.

“A segunda sessão de apresentação do livro tinha de acontecer em Ílhavo. Além de o livro se referir a dois filhos da terra, Ílhavo é a minha terra adotiva”, sublinhou o autor, em declarações ao nosso jornal. Entre 1995 e 1998, Rodrigues Pereira desempenhou o cargo de capitão do Porto de Aveiro e, desde então, continuou sempre ligado ao município de Ílhavo, em particular, e à região de Aveiro, em termos gerais.

Nesta sua última obra, Rodrigues Pereira destaca os homens que se evidenciaram como navegadores, descobridores, cartógrafos, cientistas, estrategas, construtores navais. São mais de 50 homens que foram fundamentais para a história marítima portuguesa. De D. Fuas Roupinho, comandante das galés de D. Afonso Henriques e que foi o primeiro a obter uma vitória no mar contra os mouros, até Alpoim Galvão, oficial da Armada que se distinguiu na Guerra do Ultramar. E também figuras incontornáveis como Gil Eanes, Diogo Cão, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Pedro Nunes ou os reis D. Luís I e D. Carlos. Mas este livro resgata ainda personalidades menos conhecidas como Pedro e Jorge Reinel, considerados os melhores cartógrafos do seu tempo, ou Afonso Júlio de Cerqueira, oficial da Armada que se notabilizou nas campanhas militares no Sul de Angola, durante a Primeira Guerra Mundial.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here